Entre os equipamentos de pavimentação asfáltica, um dos mais importantes são as vassouras mecânicas, afinal ela é utilizada na base de asfalto e proporciona alto desempenho e economia em suas atividades.
Como o próprio nome diz, elas são indicadas para fazer a varrição de locais que receberão as camadas do asfalto. E esse é um processo fundamental para haver o resultado ideal e duração prolongada desejados.
Conheça mais vantagens de usar vassouras mecânicas de qualidade.
Entendendo o funcionamento de vassouras mecânicas
Esses itens fazem com que o processo de imprimação seja realizado de maneira que a qualidade resulta em um pavimento com maior vida útil e, consequentemente, promovendo maior segurança para os veículos.
Além disso, as vassouras mecânicas são conhecidas pela sua versatilidade: elas podem ser utilizadas em diversos veículos e equipamentos, promovendo também a economia para a empresa que realiza os serviços de pavimentação.
O processo de utilização das vassouras mecânicas passa por, pelo menos, duas etapas que promovem melhor uso do equipamento.
Inspeção
O processo de varrição, assim como qualquer outro, necessita de manutenção preventiva, que evita problemas durante o trabalho, como, por exemplo, paradas inesperadas e resíduos que deveriam ser retirados no processo.
Um dos itens que mais exige verificação antes da utilização é a parte hidráulica do veículo que carregará a vassoura. É essencial que o óleo, tal qual as condições das peças, sejam verificadas, afinal, essa parte é fundamental para a movimentação e varrição.
Confira aqui outros passos importantes a seguir antes e durante a operação:
- Verifique o combustível
- Verifique os pneus quanto à pressão de ar adequada (normalmente é entre 32 libras)
- Verifique as luzes: certifique-se de que todas as luzes estão funcionando, incluindo pisca-piscas de 4 vias e um estroboscópio
- Verifique as janelas e limpe-as
- Verifique os espelhos e limpe-os
- Verifique o extintor de incêndio
- Limpe a cabine
- Lubrifique as articulações
- Verifique as pontas de água do sistema de pulverização e os filtros nos tanques de água para garantir que estejam limpos
- Verifique as linhas quanto a desgaste ou rachaduras
- Verifique o reservatório para garantir que seu filtro esteja limpo para permitir um fluxo claro de água para as linhas e bicos
- Certifique-se de ter uma tampa de água no tanque
- Atenção, sua equipe pode ser multada por fazer muita poeira durante o estágio de varredura de seu projeto
- Faça uma inspeção visual da vassoura, verificando se as cerdas estão com a espessura ideal e o núcleo não danificado.
Varrição
As vassouras mecânicas são sempre os primeiros equipamentos a chegarem no local de projeto de pavimento. Isso acontece, pois toda sujeira precisa ser retirada antes que outro processo se inicie.
Um dos fatores para garantir a varrição e uma vida útil das cerdas é ajustar a altura e, consequentemente, a pressão das cerdas. Uma altura inadequada atrapalha sua rotação, além de fazer com ela comece a “arar” o terreno, danificando o núcleo e cerdas.
O operador também deve lembrar que não é indicado que o processo seja muito rápido. A velocidade precisa fazer com que o trabalho seja bem executado!
Materiais de vassouras de plástico
As vassouras mecânicas também podem ser encontradas em diferentes materiais, geralmente em nylon, polipropileno, metal ou mistas (nylon e metal), que, se bem utilizados, promovem o mesmo resultado.
Aqui na Sulpeças, além das vassouras você encontra também seu implemento, aplicados em equipamentos das marcas Bobcat, Caterpillar, Fiatallis, Case, Volvo, Romanelli, CMV e Ferlex. Entre em contato conosco e adquira suas vassouras mecânicas!