Os pneus compactadores são peças importantes na compactação do asfalto, para que ele possa ser entregue liso, sem falhas, buracos e, acima de tudo, mais resistente, com longa vida útil, precisam estar com os cuidados de preservação em dia.
Como funcionam e do que são feitos os pneus compactadores?
Os pneus compactadores precisam ser resistentes para realizarem a compactação da massa asfáltica, que, geralmente, é aplicada em altas temperaturas. Além disso, são projetados para suportar as cargas e as condições adversas de trabalho associadas a essas aplicações.
Segundo o site Multico, a maior vantagem dos pneus compactadores é a capacidade de aplicar uma força uniforme em toda a área compactada, resultando em um asfalto uniforme e inteiriço.
E para que isso seja possível, os pneus são construídos de:
Borracha vulcanizada: Assim como todo pneu, a parte principal dos pneus compactadores é feita de borracha, escolhida por sua flexibilidade e capacidade de absorver impactos. O uso da borracha ocorre em 2 estruturas principais: a banda de rodagem, parte do pneu que entra em contato com a superfície do solo. Fornece tração e resiste ao desgaste.
E os ombros: são as áreas laterais que desempenham um papel importante na estabilidade lateral e no controle do veículo.
Cintas de Aço: Alguns pneus industriais, ou seja, não convencionais como os de veículos leves, incluindo os usados em compactadores, têm cintas de aço incorporadas na banda de rodagem para reforçar a estrutura e fornecer resistência adicional.
Por dentro, possui a carcaça que pode ser construída com várias camadas de poliéster, nylon ou outros materiais de alta resistência a impactos, altas temperaturas e longos períodos de trabalho.
Cintas e Lonas: Esses dois materiais são utilizados para fornecer estabilidade e resistência na banda de rodagem, como um esforço estrutural. Em conjunto, eles permitem um funcionamento ideal dos pneus compactadores.
Principais características dos pneus compactadores
Falamos anteriormente da importância dos pneus compactadores para a indústria de pavimentação e, para isso, eles devem possuir características específicas:
- Flexibilidade: A borracha vulcanizada é feita de maneira que não derreta ao entrar em contato com altas temperaturas, contudo os pneus compactadores precisam ser flexíveis para se adaptarem às irregularidades do solo e absorverem choques durante a operação de compactação.
- Tração: A banda de rodagem, também feita de borracha, é projetada para fornecer tração adequada e compactar materiais como solo ou asfalto.
- Durabilidade e resistência: Os materiais e sua construção dos pneus compactadores são projetados para serem duráveis e resistir ao desgaste constante causado pela operação em condições adversas de clima, temperatura, além de resistir a grandes impactos repetitivos sem sofrer danos.
Como estender a vida dos pneus compactadores?
Impactos, climas, altas temperaturas e uso constante são as principais intempéries sofridas pelos pneus compactadores durante sua vida útil, mas é possível evitar danos e estender a vida útil dos equipamentos.
Para isso, é necessário implementar boas práticas de manutenção e operação, confira algumas dicas.
Pressão Adequada dos Pneus
Pneus, de todos os tipos, precisam de ar para alcançarem a pressão ideal para o funcionamento e o perfeito desempenho.
Verifique regularmente a pressão dos pneus e mantenha-a de acordo com as recomendações do fabricante no manual do usuário.
Pneus com pressão inadequada podem desgastar-se mais rapidamente e não compactar o asfalto da maneira correta.
Alinhamento e balanceamento das Rodas
Os compactadores possuem um conjunto de pneus que precisam de alinhamento, visando evitar desgastes irregulares. E o balanceamento evita vibrações excessivas que também evitam o mesmo problema.
Ao sinal de irregularidade, o ideal é acionar um profissional e realizar os reparos antes do seu uso para a compactação.
Armazenamento Adequado
Se o compactador não estiver em uso por um período prolongado, como férias ou revezamento de equipamento, lembre-se de armazenar os pneus compactadores ou o equipamento em um local fresco e seco para evitar danos causados por condições climáticas adversas, como chuva ou calor excessivo.
Ressaltamos que a borracha pode ser prejudicada pelo calor que pode causar ressecamento e rachaduras.
Condução cautelosa e treinamento do operador
Operadores devem ser devidamente treinados para operar os compactadores, de maneira segura, sem movimentos bruscos, frenagens repentinas, minimizando assim, o desgaste dos pneus.
Manutenção preventiva regular
As manutenções são essenciais para a durabilidade de qualquer peça e as preventivas permitem que qualquer mudança seja identificada no início, e o problema seja solucionado antes que os pneus compactadores fiquem desalinhados, desbalanceados ou sem pressão.
Uso de produtos de proteção
Produtos como Proguard protegem os equipamentos, criando uma fina camada antiaderente que protege e lubrifica, protegendo os pneus compactadores de condições extremas, podendo ser utilizado em pneus que entram em contato com asfalto comum ou de borracha.
O Proguard é biodegradável, fácil de remover, atóxico, não inflamável, sem cheiro e não provoca entupimento dos pulverizadores, sendo uma opção segura para aumentar a vida útil dos pneus.
Pneus compactadores resistentes
Investir em bons pneus compactadores para resistirem às condições específicas de trabalho, além de cortes, abrasão e rupturas. Certifique-se que o revendedor seja autorizado e ofereça produtos originais.
A Sulpeças é uma revendedora de peças para pavimentação que há mais de 40 anos fornece produtos para diversas máquinas e equipamentos em todo Brasil e pelo mundo.
Além de pneus compactadores das melhores marcas e do Proguard, temos aproximadamente 35 mil peças em estoque a pronta-entrega, para que seu maquinário não fique sem produzir.
Entre em contato com nosso setor de vendas e confie na credibilidade da Sulpeças.